Quem são as pessoas descartáveis no sistema escolar capitalista?
A Educação Inclusiva na sociedade do trabalho
DOI:
https://doi.org/10.18406/2359-1269v12n12025517Resumo
Buscamos discutir o currículo, sua relação com a inclusão de pessoas com deficiência no contexto educativo e o capitalismo. Para tal elegemos a reflexão da própria prática para analisar o cenário da educação na segunda década do século XXI e investigar as razões pelas quais não avançamos na proposta de um currículo crítico e instigante para todos. Queremos investigar a consolidação da dominação burguesa na escola pública que tem por objetivo formar um exército de trabalhadores e excluir pessoas deficientes do mercado de trabalho com o objetivo de caracterizar quem são os sujeitos que produzem riqueza na sociedade do capital? E os que não produzem, como lidamos com eles? Nossas hipóteses são que a educação serve como instrumento ao capital pela formação de uma mão de obra precarizada e incapaz de criticar. Para analisar os dados, elegemos nossa prática no NAPNE pela materialidade e dialética nos permite explicar as desigualdades e a opressão pelo trabalho no Brasil.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Eixos Tech

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista Eixos Tech é um periódico científico de acesso aberto e gratuito.
A submissão de artigos e demais obras de comunicação científica para a Revista Eixos Tech implica plena aceitação pelo autor e pelos coautores da política de direitos autorais abaixo:
? Autor e coautores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
? Autor e coautores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após seu aceite e publicação pela Revista Eixos Tech - mantendo o reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
? Autor e coautores declaram que a obra é de autoria deles e responsabilizam-se por sua originalidade e pelas opiniões nela contidas.
? Após aceito e publicado o artigo, autor e coautores autorizam o editor a divulgar em mídias e modalidades de escolha do editor.
? O autor e os coautores resguardam os direitos autorais morais da obra publicada.